Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • RS deve ter segunda maior safra de grãos da história

    Quase 32 milhões de toneladas devem ser colhidas em 2019, diz Emater

    O Rio Grande do Sul deve colher a segunda maior safra de grãos da história, conforme anunciado nesta terça pela Emater durante a 20ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

    A estimativa é de que a produção alcance 31,9 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,6% com relação à safra passada. Porém o desempenho ainda está abaixo do ciclo 2016/2017, quando as lavouras gaúchas registraram uma produção de 33,6 milhões de toneladas. 

    Os destaques do levantamento foram o desempenho da soja e do milho. A produção da oleaginosa deve chegar a 18,5 milhões de toneladas, um incremento de 5,7% em relação ao ciclo passado. O volume só não é maior do que a safra colhida em 2017, que chegou a 18,7 milhões de toneladas.

    Na maior parte das regiões produtores a colheita teve início nos últimos dias e deve se intensificar na segunda quinzena de março. A manutenção da área de soja no Rio Grande do Sul, que ficou em 5,8 milhões de hectares, demonstra que o Rio Grande do Sul possui limitações para a expansão das fronteiras agrícolas.

    Segundo o presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi, um destes fatores é o déficit hídrico na região da Campanha, em especial entre os meses de dezembro e fevereiro. 

    Já o milho grão deve ter um desempenho 22,3% superior ao ciclo passado, interrompendo uma sequência de quedas na produção do cereal. O volume estimado é de 5,5 milhões de toneladas.

    O desempenho foi influenciado pelo aumento de área (7,4%) e de produtividade (13,8%). Mais da metade da área de milho já foi colhida. Orsi destacou que, há dez anos, a produção gaúcha de soja era de 5 milhões de toneladas, mas em uma área de 1,6 milhões de hectares.

    Desde então, o tamanho da lavoura caiu pela metade, mas o volume de produção se manteve. "Houve um aumento de produtividade em função de tecnologias utilizadas", resumiu. 

    Jornalismo Grupo Chiru