Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
11° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Frigorífico Adelle pode ser reaberto em FW

    Proposta de repasse de R$ 500 mil da gestão pública foi encaminhado ao legislativo

    Uma necessidade de Frederico Westphalen e região, a reabertura do Frigorífico Adelle poderá se tronar realidade nos próximos meses. Em tratativas com uma das maiores empresas do setor de proteína animal do Brasil, o empresário Léo Balestreri afirma que cerca de 15 técnicos da empresa estão trabalhando na planta frigorífica para avaliar desde questões trabalhistas até ambientais.

    – Acredito que se mandaram 15 técnicos para avaliar a nossa planta é porque interesse tem. Porém, não existe nenhum contrato ainda, o que existe são tratativas por e-mail de uma proposta de aluguel por dois anos – explicou o empresário ao destacar que o recurso a ser repassado pela prefeitura será utilizado em melhorias do telhado.

    Mesmo sem a confirmação da reabertura, o apoio da gestão pública é importante, então o prefeito José Alberto Panosso, protocolou, nesta segunda-feira, 18, um projeto de lei que destina R$ 500 mil para a empresa frederiquense, caso esta seja aberta.

    A proposta vai para votação em sessão extraordinária, a ser confirmada, para esta terça-feira, 19, às 18 horas. “Não temos dúvida da importância para a economia, para a geração de emprego e renda no município, para a autoestima do frederiquense, com isso creio que todos os edis serão favoráveis a proposta até porque ela indica, ainda, a devolução do recurso caso o frigorifico não abra ou de pelo menos parte dele de acordo com o tempo em que a planta vai ficar aberta”, explica o presidente do legislativo, João Francisco Vendruscollo.

    Panosso, por sua vez, salienta que o recurso sairá do caixa livre da administração e também de outras rubricas, pedindo a compreensão da população caso alguma obra não seja contemplada em 2020. “É um investimento que faremos agora pensando no futuro, serão entre 300 a 400 empregos diretos, fora o setor primário que irá se beneficiar com o abate de até 900 suínos/dia que em 120 dias deve alcançar 1,6 mil”, considerou.

    A estimativa dos empresários locais é que em 10 dias já se tenha um retorno da multinacional quanto a viabilidade ou não de firmar a parceria.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Gabriel Barbosa 15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Gabriel Barbosa

    15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    AM
    1380

    Show Alegria

    Vilmar Luza

    13:00 - 16:00