Menu Ouça ao vivo

Fechar

  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Você sabe a diferença entre o porcelanato retificado, polido, esmaltado e natural?

    Nesta primeira coluna de 2019, continuamos falando sobre pisos. A principal classificação que daremos aos pisos porcelanatos é quanto ao tipo de borda que eles podem ter. Basicamente há dois tipos: retificado e borda boleada. Veja abaixo os exemplos e definição de cada um desses modelos.

    PORCELANATO RETIFICADO OU BORDA RETA

    O modelo retificado é o mais comum e a principal característica é o fato de ter borda reta e assim permitir que as peças sejam assentadas mais próximas umas das outras, chegando a um milímetro de distância apenas. Isto cria um aspecto muito mais bonito e fica pouco evidente a separação entre as peças. Se você usar porcelanatos com medidas maiores, fica melhor ainda.

    PORCELANATO DE BORDA BOLEADA OU ARREDONDADA

    Já o modelo de borda boleada é mais parecido com os pisos cerâmicos tradicionais e isto significa que as peças precisam de um espaço maior entre elas. Na prática, este tipo de porcelanato ficará muito parecido com um piso tradicional depois de colocado. Este é menos usual do que o modelo anterior.

    ACABAMENTO DA SUPERFÍCIE

    Outra classificação que podemos dar ao porcelanato é quanto ao acabamento da superfície. Neste caso, eles podem ser polidos, esmaltados ou natural. Veja abaixo a definição e exemplos de cada um desses tipos.

    POLIDOS

    Os porcelanatos polidos são os mais desejados, creio, isto porque têm brilho e um acabamento muito bonito. Ideal para salas e locais de destaque na casa. São extremamente fáceis de limpar e deixa uma aparência bem agradável.

    ESMALTADOS

    Os esmaltados são bem parecidos com os polidos. Existe inclusive modelos esmaltados e polidos. Como o próprio nome já diz, eles recebem uma camada de esmalte no acabamento que o torna diferenciado do modelo comum.

    NATURAL

    São os modelos que não têm nenhum tipo de acabamento especial na superfície, ou seja, não são nem esmaltados nem polidos. São boas opções para áreas externas, como garagens, áreas de serviço, quintal, entre outras dependências.

    João Manoel Balestrin