Menu

21°

Palmitinho - RS
22° max
13° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
22° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Alguns aspectos sobre silagem de cereais de estação fria

    Quanto maior o período entre a produção e a utilização, maior a chance de obtenção de silagens com fermentação secundária

    Para os cereais de estação fria, a produção de Matéria Seca (MS) tende a aumentar com a idade da planta até o estádio de grão farináceo. Ao contrário do que acontece com a cultura do milho que mantém o valor nutritivo praticamente constante por um período relativamente longo até o estágio de grão farináceo duro, a aveia, após, o florescimento, parece manter o valor nutritivo somente durante um curto período de tempo, o qual precisa ser caracterizado principalmente em relação à espécie ou ao cultivar.

    O teor de MS da silagem afeta a qualidade fermentativa, que está relacionada tanto com o potencial de ingestão como com a eficiência de utilização de nutrientes para produção animal (McDONALD, 1981).

    Considerando que o teor de carboidratos solúveis não seja limitante, o teor de matéria seca no qual as menores perdas de MS durante o processo fermentativo são observados, está na faixa de 30% a 40% (NOLLER et al., 1954).

    O teor de MS da aveia aumenta com o aumento do estádio de maturação, variando de 14% e 35% para os estádios de emborrachamento e de grão farináceo, respectivamente. O uso do pré-murchamento é indicado para produção de silagem de aveia nos estádios de maturação cujos teores de MS estejam abaixo de 28% a 30%.

    Além da presença de microorganismos desejáveis em número adequado, a obtenção de silagens estáveis depende do teor de MS e o teor de carboidratos solúveis na forragem. Por medida de segurança, o limite de 3% seria o indicado para eliminar a chance de obtenção de silagens não estáveis.

    Alguns autores citam que somente a silagem de aveia produzida com os grãos em estádio pastoso ou de massa mole apresentam teor suficiente de carboidratos solúveis para produção de silagens estáveis com mais de 95% de segurança.

    Outro aspecto importante a ser considerado é que quanto maior o período entre a produção e a utilização da silagem, maior a chance de obtenção de silagens com fermentação secundária, quando a forragem ensilada não apresenta todas as características desejáveis para o processo de ensilagem.

    Valdir Sangaletti
    No Ar: Fora da Casinha com Carlos Braga, Vilmar Luza e Jaisson Argenta 12:00 - 13:00

    FM
    107,9

    Fora da Casinha

    Carlos Braga, Vilmar Luza e Jaisson Argenta

    12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Hora Mix

    Bruna Casali

    12:00 - 13:00

    AM
    1380

    Chamada Regional - 2ª Edição

    Icaro José

    12:30 - 13:00